fbpx

Como Funciona um Túnel de Vento?

Como Funciona Um Túnel De Vento

Apesar de terem sido criados oficialmente para o treinamento de paraquedistas evoluírem em seus saltos em queda livre, o paraquedismo indoor atrai também as pessoas que estão em busca de diversão. Basicamente, o túnel de vento consiste em um cilindro vertical, onde o participante experimenta a real sensação de um salto de paraquedas, mas sem a necessidade de estar em um avião nas alturas. É uma ótima forma de se tornar astronauta por um dia, afinal, o voo é como um passeio pelo espaço com gravidade zero!

Assim que as pessoas ouvem sobre paraquedismo indoor, ficam um pouco apreensivas. Mesmo aquelas que já experimentaram algumas atividades super radicais. Porém, já dissemos por aqui que os voos em túneis de vento são até mesmo mais seguros que andar de bicicleta! Então, não se preocupe. A sua experiência será 100% segura e cheia de muita diversão.

A Estrutura de Um Túnel de Vento

É muito difícil não reparar em um túnel de vento quando se passa por ele. Isso porque ele é um cilindro grande e que ocupa grande parte do espaço. Suas turbinas produzem ventos que chegam a alcançar ventos de até 250km/h. Além disso, as laterais da estrutura são feitas de material transparente, possibilitando uma visão clara de todo ambiente enquanto se está voando.

Atualmente, podem ser considerados passeios com zero gravidade. Com uma câmera de voo e maior velocidade das turbinas é possível voar até mesmo em dias chuvosos ou nublados. Você sabia que essa tecnologia é utilizada na própria NASA para fazer experimentos com seus projetos e aeronaves?

Existem diversos tipos de voo, abrangendo tanto o pessoal que quer muito se divertir quanto aqueles que preferem apenas treinar o paraquedismo. Para estes, os túneis de vento apresentam total comodidade. Com o fim de facilitar o treinamento, sem ser necessário precisar ir às alturas com um avião.

Mas Como É Que Os Túneis de Vento Funcionam?

Com toda certeza, para experimentar na pele como um túnel de vento funciona, aconselhamos você a já garantir o seu ingresso conosco. Você pode escolher seu pacote e então é só comparecer no dia agendado. Para saber mais a fundo sobre as recomendações e regras, leia nosso artigo sobre A Experiência de Voar em Um Túnel de Vento.

Os túneis de vento se parecem muito com as tecnologias da NASA. Dois minutos de voo dentro dele, são como quatro saltos de paraquedas! Aqui na iFly Brazil, eles são montados em buracos de oito metros de profundidade e a força dos ventos não vem de baixo, mas sim, de cima.

Além disso, as hélices ficam no topo da estrutura e um túnel lateral envia todo fluxo de ar de volta, com até 300km/h. Se formos pensar como físicos, o participante literalmente é sugado para o alto. Mas, Isso não é perigoso.

A Zona de Voo dos Túneis de Vento

Os equipamentos possuem uma série de proteções para que os participantes não entrem em contato com as partes críticas da estrutura. Por exemplo: se o participante é levado muito para o alto, automaticamente o efeito aerodinâmico é cessado e ele volta para o solo.

Essa zona de voo é separada do vão por telas de cabos de aço com amortecedores. De tal sorte que parece com uma cama elástica, garantem os instrutores e diretor da iFly Brazil. Todo o controle da área é feito digitalmente, por um computador externo, que regula o ar até que o participante consiga realmente voar. De fato, cada pessoa conta com uma regulagem, já que existem pesos e tamanhos diferentes.

Dois motores elétricos geram o fluxo de ar dentro do túnel. Com total segurança, não há nenhuma restrição à altura ou peso. Todos podem voar! Inclusive pessoas com limitações físicas e neurológicas. iFly é Acessibilidade! Conheça toda a nossa experiência de voo assistindo o vídeo a seguir.

Está esperando o que para garantir essa experiência fantástica conosco? Compre já o seu ingresso, clicando aqui. Não perca tempo. Está na hora de realizar o sonho mais antigo da humanidade: voar.

Estamos esperando por você! Até a próxima!

Brasília São Paulo