fbpx

Como os Atletas Treinam no Túnel de Vento?

A melhor amigo de um atleta flyer durante um treinamento é o próprio vento. Dentro do túnel, a velocidade dos ventos pode ser superiores a 250km/h, dependendo da idade, peso e experiência do atleta. Ou seja, para estar de bem com esse elemento importante para o voo, é preciso muito treinamento. Quanto mais o paraquedista persistir no seu treinamento, melhor será a sua performance. Ainda mais agora que, o paraquedismo indoor é visado como um dos esportes para as próximas olímpiadas mundiais. Vamos descobrir nesse artigo como os atletas treinam no túnel de vento.

Como começaram os treinos no Túnel de Vento?

Curiosamente, o primeiro brasileiro a treinar em túneis de vento aqui no Brasil, não foi um paraquedista, mas sim, um ciclista. Igor Amorelli utilizou o túnel de vento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (ITP), localizado na Cidade Universitária de São Paulo. Ele realizou testes aerodinâmicos para melhorar sua evolução técnica em cima da bicicleta, tentando diminuir a resistência do ar e melhorando sua resistência. Logo após, essa técnica foi adquirida pelos paraquedistas e veremos mais a frente que esse treinamento é utilizado por vários tipos de profissionais.

Como São Realizados os Treinamentos?

Dessa forma, o túnel de vento é um simulador voos do corpo. Ele é constituído por uma câmara de espera, uma de espera e a mesa de controle. Quando iniciamos um treinamento, além de ter a companhia de um equipamento, o voador também conta com a ajuda de um instrutor de segurança. Além disso, agora há uma novidade nas experiências de voo aqui na iFly. Você pode contar com o apoio do coach! Esse recurso é muito utilizado, principalmente em treinamentos corporativos que acontecem por aqui. Aliás, vale muito a pena conhecer!

Antes de mais nada, vamos entender essas funções. O piloto controla o equipamento que produz toda a força do vento, o instrutor será literalmente todo o seu apoio durante o voo e no caso das empresas, o coach é aquele que te dará aquela motivação necessária para entrar de cabeça nessa experiência.

Modalidades dos Treinamentos no Túnel de Vento

Em primeiro lugar, existem duas modalidades hoje nesse esporte de aventura que chamamos de paraquedismo indoor: O treinamento de voo estático e o treinamento de voo dinâmico. O voo estático é o que vemos normalmente, onde você voa na horizontal e vertical, trocando de posição, como nesse vídeo aqui:

 Porém, você não sai do lugar em que está. Já no treinamento dinâmico, os voos são feitos em movimento, sempre viajando pelas laterais e extremidades do túnel de vento.  Por exemplo, o treino da atleta de freestyle Coralie Boudreault, veja aqui.

Os Paraquedistas só Treinam no Túnel do Vento

O túnel de vento tem o melhor custo-benefício para se treinar o paraquedismo que nós conhecemos hoje. Ou seja, é a forma mais barata e mais fácil de se aprender a voar com o corpo. Por isso, para voar no simulador também é preciso um treinamento especial com a participação de um instrutor. Dessa forma, ele consegue interagir, participar e até mesmo corrigir quando for preciso. Por isso, os treinamentos no túnel de vento são experiências valiosas de aprendizagem para os paraquedistas.

De onde Vem essa Cultura de Treinamentos em Túneis de Vento?

A princípio, o país com maior custo-benefício para os treinamentos em túneis de vento é a Rússia. Assim como no Brasil, todos os treinamentos têm datas marcadas. Além disso, os instrutores acompanham todo o processo.

Quer sentir na pele como funcionam esses treinamentos? Agende já o seu horário em algumas das nossas sedes, em São Paulo ou Brasília. Esperamos por você e sua turma!

Brasília São Paulo